Médico Cirúrgico e sua obrigação de alcançar o resultado

Esse tipo de especialidade é a exceção do profissional da medicina em relação a responsabilidade civil. Andei vendo em fóruns, grupos de discussão muita coisa sobre cirurgia mal realizada que acabar por gerar algum tipo de seqüela ao paciente.

No geral, o médico tem a obrigação de meio com o seu paciente. E o que quer dizer essa tal "obrigação de meio"? Nada mais é que a obrigação que o médico tem de seguir determinado procedimento já massificado na doutrina. Ou seja, o médico ao se deparar com um paciente em estado viral, ele não tem porque pedir determinados exames, marcar uma operação, dar um antibiótico. Ele deve, então, seguir o que a doutrina diz sobre as viroses. Combater o mal estar, orientar na parte de hidratação e fazer o acompanhamento.

Já o médico cirurgião deve atentar-se ao resultado de sua prestação de serviços. É o que chamamos de obrigação de resultado. Como o próprio nome já diz, o médico cirurgião deve, obrigatoriamente, buscar o resultado proposto por ele antes da cirurgia. Claro que existe exceções, como em casos de risco de morte.

De um modo geral, mais precisamente ao cirurgião plástico, a cirurgia deve atingir o fim esperado. Inclusive, deve o médico cirurgião estar atento ao pós-operatório, pois o devida acompanhamento após a cirurgia é uma obrigação inerente ao médico cirúrgico, pois além de se ter o resultado da cirurgia, se faz necessário à plena saúde física do paciente.

Espero que tenha ajudado. Alguma dúvida entre em contato.

2 comentários:

Desenrola disse...

Muito bom! :D

Anônimo disse...

Anônima, eu!!! JAMAIS!!!
Sou euzinha meeesmo:
MARILENA VASCONCELOS.
Só não sei como colocar meu nome nessa coisa, pois não tenho senha.
Muito legal teu blog, Polaro!
Sei que tem muito picareta na medicina, mas não mais do que na nossa área (Direito).
Sei também que o médico precisa, em dados momentos, tomar decisões das quais depende a vida da pessoa e que nem sempre eles têm muito tempo e nem mesmo instrumentos para fazer o melhor que podem.
Assim como teu blog é para tratar dos médicos responsáveis, meu blog de trânsito também é para tratar dos motoristas responsáveis que são lesados, a cada esquina, por um Poder Público ávido por $$$$$!!!
Vai fundo, cara.
Sabes que podes contar comigo.
Bjs.

Não encontrou o que queria?

Google
 

Marcadores

erro médico Direito Médico médico Código de Ética Médica ato médico negligência código de defesa do consumidor jurisprudência princípio da informação dano moral hospital CFM Constituição Federal Código Civil MEC STF ação de indenização curso de medicina direito do paciente medicina relação médico paciente responsabilidade objetiva CRM STJ acesso à saúde ato culposo direito do médico imperícia imprudência informação continuada mal resultado prestação de serviço responsabilidade civil CEM Conselho Federal de Medicina Isonomia SUS Teoria da Perda de uma Chance de Cura artigos ato ilícito consulta médica direito do consumidor erro estrutural escolas médicas histórico do paciente indenização justiça medicina defensiva má qualidade de ensino paciente prescrição responsabilidade subjetiva saúde sobreaviso Assédio Moral Conselho Federal de Medicina. médico Cumulação de indenização Genival Veloso de França Novo Código de Ética Médica Vulnerabilidade agravo regimental art. 1º art. 3º CDC avaliação ação de regresso boa-fé consumidor crime culpa concorrente culpável dano direto e imediato dano estético direito civil direito à intimidade direito à privacidade direitos de personalidades doloso especialidade exame exames desnecessários explosão de litigiosidade história clínica infecção hospitalar infraestrutura intituições de ensino julgado medicina moderna médico de sobreaviso nexo causal nova postura do médico obrigação de meio pl 7703/2006 princípio da boa-fé princípio da transparência profissional liberal qualificação profissional recusa em atender regulamentação profissional responsabilidade do estado socialização do risco médico supremacia do interesse público súmula 279